REVISTA ALTERNATIVAS SOLIDÁRIAS

A Revolução
Silenciosa

image

A Revista Alternativas Solidárias é uma iniciativa da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco (FLCMF), produzida por um coletivo editorial formado por jornalistas, acadêmicos e militantes da economia solidária, agroecologia e cooperativismo de diversos lugares do Brasil. Aqui é o lugar de montar o quebra-cabeça solidário de outro sistema possível, onde discutimos formas de reorganizar o trabalho e a natureza para além do capitalismo!

image
image

Convidamos todas e todos a embarcar nessa viagem conosco! Participe dessa Revolução!

Em vários lugares do mundo, há vários ecossistemas solidários funcionando, dos pequenos aos maiores, e que podem nos ajudar no caminho de superação da Modernidade Capitalista. São mulheres costurando em cooperativas, catadores que (apesar da precarização) fazem o Brasil ser o maior reciclador de latinhas de alumínio do mundo, indígenas e camponeses defensores de sementes, bancos comunitários que reinventaram suas comunidades, moedas sociais que denunciam que o dinheiro deve voltar a tornar-se um bem comum, agroflorestas plantadas por agricultores que estão salvando biomas antes considerados exauridos, coletivos de entregadores que cansaram de apenas reivindicar direitos junto ao Estado e passaram a se organizar com as próprias panturrilhas… enfim, há uma miríade de experiências ainda fragmentadas, mas com um potencial enorme de apontar para outro destino possível.

O desafio que temos pela frente é claro: migrar para um sistema ainda pior que o atual, ou para outro que pode ser mais solidário, democrático e cooperativo. É um caminho que, para ser percorrido, requer muita luta e desafios a se superar. E uma das coisas que pode nos ajudar a rumar para um futuro melhor que o presente é juntar, reverberar e criar coesão entre essas sementes de esperança que já se organizam – no aqui e agora – de modos alternativos ao Capitalismo.

É no sentido de potencializar e fortalecer tais experiências alternativas, e caminhar para um projeto de formação dessa colcha de retalhos antissistêmica, que nasce a revista Alternativas Solidárias – A Revolução Silenciosa.

Convidamos todos e todas a entrar nessa viagem. Vai ter de tudo: de agroecologia a permacultura urbana, sabores que já estavam esquecidos, cores que já não apareciam mais, além de formas de organizar o trabalho e a natureza que julgávamos inimagináveis. Se o caminho só se faz caminhando e juntando novos passos aos passos já trilhados por nossa gente, podemos fazer o barulho necessário para que as revoluções silenciosas, antes imperceptíveis a muitos, nos levem à grande transformação que precisamos!

COLETIVO EDITORIAL

A produção dessa revista só foi possível graças à união de esforços de diversas pessoas, engajadas em um único objetivo: levar à sociedade uma nova maneira de discutir formas de reorganizar o trabalho e a natureza para além do capitalismo. Em nome de todas elas, destacamos aqui:

Francisvaldo Mendes de Souza – presidente da FLCMF

Guilherme Prado – edição e revisão

Vítor Hugo Xavier – diagramação

Grasielle Freitas – identidade visual e ilustrações

Abrir Chat
Fale Conosco!